Lipofilling, a lipoenxertia nas mamas 10


Lipofilling-lipoenxertia-seios-mama

Neste últimos anos, um dos focos do meu trabalho tem sido a utilização da gordura retirada de áreas indesejadas do corpo através da lipoaspiração para a melhora da qualidade estética das mamas. Este foi assunto das minhas teses de mestrado em 2011 e de doutorado em 2015.

A gordurinha indesejada, após lipoaspirada e devidamente preparada, é introduzida nas mamas através de uma minuciosa e cuidadosa técnica chamada “lipofilling” ou lipoenxertia.

Esta técnica, apesar de ser um procedimento simples em relação à sua recuperação pós-operatória, é de alta complexidade e exige equipamentos específicos, uma equipe preparada e um cirurgião plástico muito bem treinado, com grande conhecimento teórico no assunto.

Neste último mês de janeiro publiquei na revista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica um caso inédito de reconstrução de mama bem sucedida (previamente considerado inoperável) utilizando a lipoenxertia das mamas.

lipofilling-mama

Entenda o que é importante saber antes de fazer este procedimento:

 

Qual é a indicação do procedimento?

É indicado para a melhora estética das mamas, associado ou não a implantes mamários. A lipoenxertia é indicada também para o tratamento de sequelas de queimadura e de radioterapia nas mamas. Além de ser uma ótima opção para as reconstruções das mamas, pois não deixa sequelas e cicatrizes inestéticas em outras áreas corporais, uma vez que a coleta da gordura é feita através da lipoaspiração.

 

Como é a recuperação pós-operatória?

A lipoenxertia das mamas tem como principal vantagem em relação aos outros procedimentos mamários, o rápido tempo de recuperação. Como a quantidade de gordura que pode ser injetada nas mamas em uma cirurgia é pequena, a lipoaspiração realizada para a coleta da mesma geralmente é pequena, e por isso a resposta inflamatória corporal também é reduzida, permitindo uma rápida recuperação e alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Além disso, como não há cortes nos casos em que não é associado a inclusão de implantes mamários, não é necessário nenhuma restrição pós-operatória das suas atividades habituais. Apenas não são recomendadas atividades físicas no primeiro mês de pós-operatório.

 

O “lipofilling” é seguro?

O procedimento exige muito preparo técnico e conhecimento teórico da equipe cirúrgica. Se a coleta, o preparo e a técnica de injeção da gordura não seguirem criteriosos conceitos, a probabilidade de complicações é alta. Entretanto, com os recursos atuais e uma equipe adequadamente capacitada na técnica, o procedimento é bastante seguro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 pensamentos em “Lipofilling, a lipoenxertia nas mamas

    • Dr. Francisco Claro Jr. Autor do post

      A quantidade máxima é definida apenas no intra-operatório, pois depende das características da sua mama. Tem caso em que não consegui colocar em uma sessão mais de 120cc, enquanto já injetei até 400cc em outra mama. O valor depende do que você quer fazer de cirurgia e precisa ser avaliado cuidadosamente em consulta, pois pode variar muito.

  • Manuela Bras

    Dr. Francisco

    Tive um problema oncologico da mama esquerda que me obrigou a duas tumorectomias ate que a terceira por nao estar limpa do carcinoma in situ decidi fazer masquetomia na terceira cirurgia. passado 3 anos chamaram me para fazer lipofilling na mama com protese de sililone e simetria da esquerda dando 2 meses de recuperação por causa da mama esquerda. estou a pensar e ja que na altura acabei por optar por nao fazer mastectomia bilateral acho que nao se deve mexar naquilo que para ja esta bem ou seja estou a pensar so fazer lipofilling na mama com protese. Ficara muito diferente da outra? Apesar denao me importar muito. O lipofilling contribui para uma nao rejeiçao possivel da protese? Sei que existem 4 niveis de encapsulamento eu estou no nivel 2. O lipoffiling ajuda a melhorar o quê propriamente? So o aspeto ou é deve fazer se por questoes de saude? eu nao estou preocupada com a estetica. No meu caso o silinone esta por baixo do musculo peitoral e a pele em cima. As vezes sinto desconforto, um peso, arrepanhar da pele. Em termos de saude qual o beneficio do lipofilling. Muito obrigada

    • Dr. Francisco Claro Jr. Autor do post

      Olá!!! O lipofilling pode melhorar os sintomas da contratura capsular, entretanto ele não reverte a contratura.

    • Dr. Francisco Claro Jr. Autor do post

      Olá!!! Será um prazer te passar todas as informações. Favor agendar uma consulta no 11-5545-1818. O valor será definido após detalhada avaliação, na dependência do que você desejar.;)